Intervenção de Donald Trump no World Economic Forum (2026)
- hugomd4
- 22 de jan.
- 1 min de leitura
Atualizado: 23 de jan.
O tom é claramente inflamatório e a crítica à energia eólica (a partir do min. 10:10) é frontal.
🧾 Não encontro evidência objetiva que sustente a ideia de que a geração eólica seja sinal de má gestão ou declínio económico.
⚡Trump conta a história seguinte acerca de geração eólica: os chineses apenas vendem o equipamento (torres e aerogeradores) mas que não instalam capacidade nos seus próprios sistemas. Isso não corresponde à realidade.
A China acrescentou, em 2025, cerca de 450 GW de nova capacidade de geração elétrica renovável, sendo uma parte muito significativa desse aumento proveniente da energia eólica. Fonte: IEA.
Em suma, as narrativas de Trump não são suportadas pelos factos.
⚠️ Em Portugal, a experiência foi exatamente a oposta: a aposta nas renováveis (incluindo a geração eólica) contribuiu para reduzir o défice comercial, reforçar a segurança energética e apoiar crescimento económico sustentável.
Ainda que muitos digam que Trump fala apenas para o povo americano, aqui ele está claramente a falar para a elite global, a elite com enorme poder no mundo dos negócios. Isto é populismo? Não propriamente. O discurso está dirigido a essa elite e muitos deles aplaudem.
🎥 Intervenção: https://buff.ly/awSXark



Comentários