Somos a APENS
Um ponto de encontro para partilha, debate e formação em torno das fontes de energia sustentáveis
A Associação Portuguesa de Energias Sustentáveis é uma iniciativa sem fins lucrativos, que tem por missão reunir profissionais de uma grande variedade de setores com vista
a (i) divulgar boas práticas de gestão e contribuir para a melhoria contínua (ii) promover o desenvolvimento das energias sustentáveis em Portugal. O nosso âmbito de atuação abrange tanto os indivíduos como as empresas de diversos setores, tendo como fio condutor a energia sustentável. Este é um desafio transversal que se coloca a múltiplas áreas de atividade.
A APENS foca-se, em primeiro lugar, no setor da energia elétrica — incluindo a geração, transmissão, distribuição e comercialização de eletricidade.
Paralelamente, pretendemos também atuar no domínio dos transportes sustentáveis, um setor vasto que engloba desde os veículos elétricos até à utilização de biocombustíveis.
Uma vertente essencial para chegar à sustentabilidade é a gestão do calor renovável, que abrange um vasto conjunto de aplicações — fundamentais para os processos produtivos.
O calor renovável permite-nos chegar ao aquecimento de edifícios, e também à sua utilização na agricultura.
Finalmente, queremos atuar no setor dos biogases tais como
o biometano.
Queremos ser um ponto de encontro e de partilha de conhecimento. Para chegar a este objetivo, vamos promover
o debate sobre os mais recentes desenvolvimentos do setor, tanto ao nível das políticas como da estratégia, para melhor entender quais são as decisões essenciais que devem ser tomadas nos próximos anos.
A partir destas bases, vamos investir na formação e na melhoria contínua, colocando sempre os nossos membros individuais no centro da nossa ação.
A APENS tem por missão acompanhar e apoiar os seus membros, ajudando-os a melhor compreender as tendências globais e os seus reflexos no país. Venha participar nesta jornada!
Visão
-
Ser uma rede portuguesa de referência entre profissionais nos setores da eletricidade e dos transportes, promovendo a inovação, a gestão do risco e a compreensão do enquadramento político e económico.
-
A APENS acredita que uma maior utilização de energias sustentáveis, num conjunto alargado de setores, será reforçada se houver partilha de conhecimento, formação contínua e troca de experiências entre pares.
Missão
-
Apoiar os seus membros na identificação de fragilidades e oportunidades de melhoria nas organizações dos setores da eletricidade e dos transportes, contribuindo também para a sustentabilidade na utilização de fontes de energia renováveis nesses e noutros setores relevantes, tais como a agricultura ou a indústria.
-
Participar ativamente na transição energética em curso, promovendo formação e projetos colaborativos que melhorem o desempenho e a gestão do risco.
-
A APENS pretende basear a sua atuação em princípios de objetividade e independência, valorizando a diversidade de opiniões e abordagens empresariais.

História
A Associação Portuguesa de Energias Sustentáveis nasce em 2025 com um propósito claro: apoiar o crescimento profissional dos executivos e das empresas que operam no setor da energia em Portugal, num contexto marcado pela transição energética.
Para cumprir este desígnio, a APENS assenta a sua atuação em princípios de objetividade e de independência, desenvolvendo três eixos fundamentais:
-
As pessoas no centro. A APENS existe para promover a formação profissional e o desenvolvimento dos seus associados, incentivando uma cultura de melhoria contínua.
-
Digital. Queremos usar a tecnologia como motor de transformação, mantendo neutralidade na escolha das soluções, mas assumindo o compromisso de impulsionar a sua utilização para melhorar a vida das pessoas e das organizações.
-
Eletrificação. A sustentabilidade do setor energético exige acelerar a eletrificação, caminho que a APENS valoriza e promove.
O nosso compromisso é o de criar uma relação de confiança com os membros, sempre baseada na objetividade. Reconhecemos o trabalho de outra associações — muitas delas trabalham com recursos muito significativos. Distinguimo-nos pela nossa abertura e abrangência: qualquer profissional que trabalhe no setor da eletricidade mas também dos transportes, da indústria ou da agricultura, pode ser membro da APENS.
O mesmo se aplica a sócios coletivos, sejam eles empresas ou outras instituições.
Queremos oferecer um leque diversificado de serviços, relevantes para diferentes perfis, não apenas para as lideranças das empresas, mas também para todos aqueles que, de formas distintas, contribuem para o futuro da energia em Portugal.





